Exposição Museu de Arte do Rio – MAR

A Exposiçao do Kurt Klagsbrunn no MAR – Museu de Arte do Rio exibe fotos da cidade do período de 1940 a 1960. As imagens documentadas pelo judeu austríaco revelou as surpresas e contrastes entre a cultura que deixara na Europa e a brasileira, particularmente a carioca. A exposição tem a sequência de uma viagem.
No início o visitante embarca em um túnel escuro, em forma de fole de antigas câmeras fotográficas, com fotos vintage da família na Áustria e sua partida. Projeções panorâmicas do Rio, clicadas pelo Kurt recepcionam os recém-chegados.

exposicao-mar

exposicao-mar-2

exposicao-mar-3

exposicao-mar-4

As imagens se dividem em eixos temáticos: Primeiras Impressões, Guerra e Fim de Ditadura, Coreografias Brasileiras, Personalidades, Trabalho, Crianças, Rio Chic e Rio em Transformação.

exposicao-mar-5

exposicao-mar-6

exposicao-mar-7

exposicao-mar-8

exposicao-mar-9

exposicao-mar-10

exposicao-mar-11

exposicao-mar-12

exposicao-mar-13

Além de câmeras icônicas como a Leica, Rolleiflex e Linhof e inúmeros objetos de fotografia utilizados por Kurt, o espaço também tem um laboratório fotográfico cenográfico. O ambiente simula a câmara escura, com luz vermelha e exibe detalhes sobre revelação de filmes e fotografia no processo analógico.

exposicao-mar-14

exposicao-mar-15

exposicao-mar-16

Coordenador Coordinator: Victor Hugo Klagsbrunn

Curadoria Curators: Marta Klagsbrunn, Marcia Mello, Susane Worcman, Paulo Herkenhoff

Textos Texts: Paulo Herkenhoff

Projeto Expográfico Exhibition Design: Marcelo Larrea studio

Projeto Gráfico Graphic Design: Mônica Machado | Premiata Design

Fotos do Espaço: Guilherme Gonçalves